Saturday, April 11, 2009

Como distinguir uma vogal em inglês da outra


Cada vogal em inglês tem characterísticas unicas que nos ajudam a saber entre uma e a outra. Por exemplo, o som da "a" padrão (som de um bebé chorando com a boca bem aberta), e um som que dura muito, que é pronunciado elongadamente. Por contrário, o som da "e" (som que fazemos disparando ar pela garganta para tirar poeira da garganta) é um som pronunciado muito rapidamente como um disparo. Então, se alguem que fala inglês fala um vogal demoradamente, pode ser "a" padrão mas não vai ser "e", pois "e" é pronunciado bem mais rapido do que "a".



Igualmente, o som da "e" modificado em inglês é um som que pronunciamos bem mais elongadamente do que o som da "i" padrão (som que fazemos após saborear ou cheirar algo com sabor ou cheiro excepcionalmente ruim). Então, só porque falamos uma vogal alongadamente ou rapidamente, que está ouvindo pode entender se falamos, por exemplo, "a" padrão ou "e" padrão, ou por outro exemplo, "e" modificado ou "i" padrão.



Do mesmo jeito, o som da "u" padrão que Venus William faz quando batendo a bola forte num jogo de ténis é um som bem mais curto e rápidamente pronunciado do que o som da "o" padrão, vocalização que fazemos quando o médico pede nós abrir a boca grande, mostrar as amidalas, e falar "aaaaaa".

Pronunciando a "o" modificada, tendemos em exagerar e prolongadamente. Por exemplo, "bow", "toe", "show".